Aprenda Passo A Passo Estampar
Camisetas - Qual tipo de Impressora usar?
Qual tipo de Tinta utilizar?
Quais os Tipos de Transfers?
Papel Sublimático
Transfer Dark
Tranfer Light
Termo Colante OBM
História da Sublimação
Ele descobriu que alguns corantes podiam passar do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido, se submetidos a temperaturas próxima dos 190ºC, essa passagem foi chamada de Sublimação. No final dos anos 60 e início dos anos 70, ficou mais popular a tecnologia da impressão via tranferência, início da tecnologia moderna e as impressoras matriciais era a tecnologia predominante. Nessa época algumas fitas especiais eram impregnadas com algumas partículas sublimáveis para criar as tranferências monocromáticas.
Ainda nos anos 70 foi desenvolvido o primeiro computador integrado com uma impressora sublimática, por Wes Hoekstra com uma aplicação de imagens no laboratório Jet Propulsion na Pasadena (Califórnia EUA). Wes Hoeskstra foi considerado o pai da sublimação com o processo de impressão digital (via desktop).
Nos anos 80 Wes Hoekstra deu inicio ao outro projeto chamado sublimação eletrostática, mais a impressão eletrostática só seria viável para produzir em grandes quantidades devido ao custo e a preparação dos equipamentos. Esse tipo de impressão, mesmo assim continuou se tornando cada vez mais utilizada, e com o passar do tempo, se tornou mais acessível.
Através dessa nova forma de impressão, começaram fabricar cilíndricos (cartuchos) de toners com tinta sublimática, em seguida surgiram impressoras à laser capazes de imprimir com tintas sublimática, porém só com uma cor, ou poucas cores.
Com o tempo foram surgindo novas impressoras capazes de produzir imagens transferíveis elestrostaticamente coloridas.
No início dos anos 90, as tintas passaram por uma reformulação para serem utilizadas nos diversos modelos de impressoras a jato de tinta.
E assim tornando possível a transferência das imagens via sublimação, sem ter que gastar muito com equipamentos, até então, muito caro.
Utilizando um computador, uma impressora de mesa e uma prensa térmica, qualquer indivíduo, poderia produzir transfers coloridos, de alta resolução, com custo reduzido.
O resultado final foi uma convergência muito rápido do processo analógico, para tecnologia de impressão digital.
Uma convergência enorme da produção em massa para customização e personalização dos produtos, ou seja, o que antes só era possível para fazer 1.000 peças, depois da tecnologia digital, se tornou possível fazer apenas 1 peça, totalmente personalizada. Como por exemplo: azulejos, canecas, entre outros produtos.
O que é Sublimação?
Entenda como funciona o processo de: Sublimação, Transfer a jato tinta e Transfer a Laser. O que é Sublimação?
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso sem ter que passar pelo estado liquído.
Um exemplo prático que acontece é quando se cria uma arte no computador e faz-se a impressão usando uma impressora e tinta sublimática, ao término da impressão a tinta que está no papel sublimático ainda está no estado sólido, para acontecer a mudança para estado gasoso, é necessário usar uma prensa térmica plana ou cilíndrica, ou seja, fixa a arte no produto, em seguida configura-se o tempo, a temperatura e a pressão da prensa, conforme a prensa vai esquentando a tinta que está no papel sublimático, evapora e passa para o estado gasoso e em seguida fixa no produto que esta sendo personalizado.
Esse processo de sublimação acontece nos seguintes produtos: azulejos, camisetas de tecidos poliéster cor branco, capas almofadas, capinhas de celular, chinelos, mouse pads, quebra-cabeça, entre outros.
Quando usa-se o processo de sublimação, a tinta que está no transfer sublimático ela passa totalmente para o produto, sem deixar qualquer tipo de camada, alto relevo ou volume.
Para trabalhar com a sublimação precisa-se de uma impressora adaptada com tinta sublimática, papel sublimático e uma prensa térmica.
Uma observação importante, na sublimação não é necessário usar uma plotter de recorte, pois o papel não é transferido para o produto, ele serve somente como uma base.
Usando a técnica de sublimação em camisetas tecidos poliéster de cor branco a estampa fica totalmente sem toque, apresenta um caimento perfeito e alta durabilidade, trabalhe sempre, com papéis e tintas de alta qualidade, para ter cores nítidas e vibrantes.
Transfer jato de tinta
Como próprio nome já diz em inglês Transfer, ou seja, é uma transferência de uma película feita por uma prensa quente para fixar e aderir a superfície aplicada, por exemplo uma camiseta.
Para trabalhar com camisetas de algodão tecidos escuros usa-se o Papel Especial chamado Transfer Dark que possui uma película de um lado, onde se faz a impressão usando uma impressora com tinta pigmentada.
O processo consiste em fazer a impressão da arte.
Lembre-se, não precisa espelhar a imagem só precisase retirar a película e centralizar na camiseta, na prensa plana, configura-se a temperatura em 200º Celsius, tempo de 20 segundos e pressão média, tira-se a umidade da camiseta por 10 segundos, com a arte na prensa sobre a camiseta, centraliza-se , usa-se a manta Teflon para proteger o trabalho, prensase tudo junto e aguarda-se o apito sonoro da máquina que avisa quando estiver pronto, seguindo esse processo faz-se a transferência do trabalho para camiseta de algodão tecido escuro,já para tecido de algodão cor branco, usa-se o Papel Transfer Light, nesse caso espelha-se a imagem, ou seja, inverte-se a imagem.
Nesse processo usa-se a Transfer Dark para tecidos de algodão, a camiseta fica com aspecto de alto relevo, ou seja, quando passa-se a mão sobre o transfer que já está estampado na camiseta, sente-se uma fina camada que é a película como se fosse um adesivo colado, apresentando uma boa qualidade.
Com esse Transfer a jato de tinta, pode-se tanto personalizar camisetas de tecido algodão cor branco, colorido e preto, pois esse transfer faz uma espécie de fundo branco que realmente fixa bem nas cores dos tecidos.
Dependendo da estampa, ou seja, da arte se houver detalhes em curvas, aconselha-se fazer aquisição de uma plotter de recorte, para apresentar ao cliente, um acabamento profissional, ou se preferir recorte manualmente com uma tesoura.
Dicas: sempre passe para o cliente todas as informações com detalhes sobre o produto, principalmente no caso das camisetas.
Capriche nas embalagens e recomenda-se que use uma tag com seu contato e todas as informações do produto que está sendo comercializado.
Usando essas dicas você agrega valor ao seu negócio, produto, e principalmente, valoriza e deixa informado o seu cliente.
Transfer a Laser
Uma outra forma de personalizar produtos é pelo processo de Transfer a Laser, nesse caso, é recomendado adquirir uma impressora a Laser.
Para fazer a impressão usa-se o Transfer Especial, que permite estampar camisetas claras, coloridas e escuras e diversas composições.
O interessante do Transfer a Laser, é que esse processo permite trabalhar com objetos rígidos, tais como: canecas plásticas, canetas, réguas, pratos, entre outros produtos.
Outro detalhe, muito importante é que as impressoras a laser não usa as tintas tradicionais para sublimação, como as tintas; sublimática, pigmentada e corante, essas impressoras usam na verdade toner (tinta) impressora a laser.
Trabalhando com Transfer a Laser, usa-se um ou dois tipos de papéis para fazer um determindado produto rígido, o processo não é diferente como os outros já citados acima, elabora-se a arte, faz-se a impressão com a impressora a laser, posiciona-se no substrato, que será o produto a ser personalizado, e prensa-se.
Com o calor da prensa, o toner (tinta) da impressora a laser, vai ficar fixado, ou seja, devido a tempertura o toner (tinta) da impressora é transferido para o produto desejado, apresentando uma ótima qualidade.
Se utilizar o processo de Transfer a Laser para personalizar canecas plásticas, irá precisar de um culote, para evitar que caneca trinque ou quebre na hora de personalizar na prensa cilíndrica.
O culote é usado na parte inferior da caneca plástica, dando um suporte e resistência para suportar a temperatura e permitir que a arte fique uniforme.
Atenção! Sempre adquira a caneca plástica e culote no mesmo fornecedor, para evitar perda de material e aconselha-se perguntar ao fabricante ou vendedor.
Qual é tempo, temperatura e pressão ideal para prensagem? Desse modo, evita -se perda de materiais.
Estampando camisetas de Tecido 100% Poliéster cor Branco
Primeiro você precisa de uma Impressora com tinta sublimática, as mais populares são da marca Epson.
Atualmente essas impressoras já vem com o Bulk Ink instalado de fábrica, isso proporciona uma economia de 99% de tinta, podendo fazer impressão de 2000 mil cópias colorida e 5.000 cópias em preto e branco.
A tinta para fazer impressão é uma tinta especial chamada Tinta Sublimática, com essa tinta você pode estampar camisetas de tecido 100% Poliéster cor branca, azulejos, chinelos, capas de celular, capas de almofadas entre outro produtos.
Para fazer a impressão das artes usa-se o Papel Sublimático com fundo Azul, é um papel especial que é tratado para usar com tinta Sublimática.
Não aconselhamos usar Papel Sulfite por que consome muita tinta para se ter uma qualidade superior, recomendamos sempre usar Papel Sublimático com fundo Azul, um excelente papel usado pelos profissionais da Sublimação.
Dicas para estampar camisetas de tecido 100% Poliéster cor Branco
Usa-se a impressora com tinta Sublimática.
Antes de fazer a impressão das artes, converta a imagem em CMYK para garantir mais fidelidade nas cores.
Não esqueça de sempre espelhar a imagem, para não perder material.
Faça sempre a impressão das artes utilizando o Papel Sublimático com Fundo Azul.
Antes Ligar sua prensa térmica regule a Temperatura, Tempo e Pressão de acordo com o produto a ser estampado.
Tire sempre a umidade da camiseta por 10 segundos para evitar qualquer ondulação ou até imperfeição do produto a ser estampado.
Normalmente para estampar uma camiseta usa-se Temperatura de 200 Graus, Tempo de 20 segundos e pressão forte.
Como Estampar Camisetas Tecidos 100% Poliéster Cores Colorida?
Nesse caso temos duas opções, podemos estampar camisetas tecido poliéster cores colorida (azul, amarelo, verde, rosa, preto e etc).
Podemos utilizar o Termo Colante OBM, tanto em camisetas de tecidos poliéster, algodão (cores escuras) sem problemas.
Com a mesma impressora sendo com tinta sublimática você pode usar no mesmo processo para estampar camisetas, antes de fazer a impressão espelha-se a imgem.
Uma outro opção e usar o Transfer Dark para tecidos de algodão e poliéster cores colorida, para isso temos que ter uma outra impressora com tinta pigmentada e nesse caso antes de fazer a impressão não e necessário espelhar a imagem.
Conclusão: Para trabalhar com OBM usa-se impressora com Tinta Sublimática, agora ser for trabalhar com Transfer Dark para tecidos poliéster,algodão cores colorido usa-se uma impressora com Tinta Pigmentada.
Para Camisetas de Tecido Algodão cores escuras, usa-se o Papel Transfer Dark
Qual a finalidade do Papel Transfer Dark? É um papel especial utilizado para técnica Transfers para camisetas de algodão, tecidos escuros e colorido, ele é composto por duas partes, um lado é papel sulfite resistente ao calor e outra lado é um material emborrachado que simula o fundo branco para as camisetas de tecido algodão cores escuras, essa parte emborrachada adere a camiseta fixando a estampa na mesma.
Entenda melhor: esse papel possui um lado branco, onde pode ser feita a impressão e outro lado normalmente quadriculado na cor azul que é o papel sulfite resistente ao calor.
Muito boa a qualidade para tecidos escuros e coloridos, para trabalhar com Transfer Dark ou Light é necessario ter uma impressora com tinta pigmentada, e uma prensa plana para fazer a personalização da camiseta, evita-se trabalhar com tinta sublimática para fazer a impressão do Transfer Dark e Light, faz-se necessário, usar a tinta pigmentada.
O ideal é ter duas impressoras uma com tinta pigmentada e outra com tinta sublimática, para trabalhar com mais produtos.
È importante,utilizar papéis, impressoras e tintas compatíveis para cada tipo de trabalho a ser realizado, para ter uma excelente qualidade.
Como Aplicar o Transfer Dark para tecidos escuros?
O Transfer Dark tem um verso quadriculado em azul, a impressão e feita do lado branco, um detalhe importante é que não espelha-se a imagem, a impressão é feita normalmente.
Após a impressão da arte, recorte, pode-se utilizar uma plotter de recorte para ter um acabamento profissional ou se preferir faça o corte manualmente usando uma tesoura com cuidado.
Como o Transfer Dark é uma película bem fina, deve ser retirado de sua base com muito cuidado para ser prensado no tecido. Coloque a camiseta na máquina de prensa e tire a umidade, ou seja, feche a prensa por 10 segundos para tirar qualquer ondulação ou imperfeição da camiseta, em seguida abra a prensa novamente, configure no painel da prensa a temperatura de 180ºCelsius, tempo 20 segundos e pressão alta.
Pegue a película do transfer e centralize na camiseta, cubra com a manta de Teflon para proteger o trabalho, em seguida prense 180° à 20 segundos e pressão alta.
Espere o apito sonoro da máquina apitar, abra a prensa com cuidado, sem fazer vácuo, espere esfriar e retire o teflon com cuidado. 8 Para Camisetas de Tecido Claro Branco usa-se o Transfer Light!
Qual a finalidade do Papel Transfer Light?
Utiliza-se o Papel Transfer Light, em camisetas claras de algodão.
O Transfer Light é composto por um papel sulfite que possui um tipo de resina que irá aderir a camiseta fixando a estampa. Possui uma lado liso e outro quadriculado normalmente vermelho, a parte que deve ser impressa é a lisa onde fica a resina que vai aderir a camiseta.
A impressão deve ser feita espelhada, para quando ocorrer a prensagem a imagem fique exatamente como você deseja.
Como Aplicar o Transfer Light para Tecidos Claros Branco
Com a prensa ligada, configure o painel do seu equipamento, a temperatura em 180ºCelsius, tempo 15 segundos e pressão forte.
Coloque a camiseta sobre a superficie da máquina e prense por 10 segundos para tirar toda umidade que se encontra na camiseta.
Pegue o Transfer Light, centralize com a imagem virada para baixo na superficie da camiseta, e o outro ladro do transfer quadriculado virado para cima, em seguida cubra e utilize uma manta de teflon para protoger o seu trabalho, agora prense por 180 à 15 segundos.
Após o término da prensagem retire o teflon e com cuidado retire pelas bordas o transfer quadriculado quente, perceba que a resina saiu do transfer e está fixada na camiseta, para deixar a estampa com aspecto mais lisa é só prensar por mais 5 segundos e cobrir com a manta de teflon.
Siga sempre as instruções da embalagem Transfer Light com relação ao tempo, temperatura e pressão, por que pode variar, ou oscilar devido ter máquinas de vários fabricantes com arquiteturas e projetos diferentes.
Sempre anote, e registre no caderno ou agenda, todas as configurações de tempo, temperatura e pressão de cada produto a ser personalizado, pode ser utilizado para consultas posteriormente, faça testes com tintas, papéis, produtos, para obter o máximo de qualidade satisfatória, anote todas as informações.
O que é OBM?
Quais os tecidos que aceitam o OBM. Como aplicar o OBM na camiseta.
O OBM é um tipo de transfer que de um lado é uma base de poliéster e outro lado é um termocolante com aspecto emborrachado, é vendido em rolos ou em tamanhos A4 e A3.
Deve ser usado com tinta sublimática, podendo aplicar na maioria dos tecidos: tecidos de algodão (cores claras e escuras); tecidos poliéster (cores claras e escuras); tecidos mistos, tecidos sintéticos.
Na camada ou base de poliéster pode estampar, usando o transfer sublimático direto na camada de poliéster e outro lado é emborrachado que vai direto na camiseta.
A diferença entre do Obm entre os outros materiais citados, é que Obm apesar de ser um transfer, a estampa vai ser feita por sublimação visto que a parte onde ficará a estamapa é 100% poliéster e tem um fundo branco.
O diferencial do Obm é a sua durabilidade, sabendo aplicar corretamente, aguenta uma infinidade de lavagens, podendo durar por muito tempo.
Sua aplicação é fácil, existem duas maneiras que pode ser aplicado o Obm, para quem está iniciando indica-se o exemplo 1, com experiência, já adquirida, comece a seguir o exemplo 2 conforme o seu desenvolvimento.
Como Aplicar o OBM em camisetas Tecidos Algodão, Poliéster Cores Colorida
Exemplo 1: Faça impressão da arte, no papel Sublimático e não esqueça de espelhar a imagem.
Em seguida prense o papel sublimático no Obm, temperatua de 200º, tempo 20 segundos, pressão forte, (nesse momento só estampar o transfer sublimático no Obm).
Depois retire Obm da prensa já estampado com a arte, a seguir estampe o Obm na camiseta, se a arte tiver muitos detalhes, utilize uma plotter recorte ou se preferir recorte manualmente com uma tesoura.
Coloque a camiseta na prensa, centralize com cuidado, feche a prensa por 10 segundos para tirar a umidade da camiseta.
Pegue o Obm retire a película termocolante, e coloque o Obm na camiseta, centralize o Obm na camiseta com cuidado, com a manta de teflon cubra o Obm, e prense novamente, temperatura 200º graus, tempo 30 segundos, pressão forte.
A gora é só esperar a prensagem da máquina e retirar o teflon, a camiseta já estará estampada e pronta para comercializar.
Exemplo 2
A diferença dessa aplicação é o seguinte, vamos estampar o papel sublimático com a arte junto com Obm direto na camiseta.
Se a arte está no tamanho A4 é quadrada o processo fica mais fácil mais se não for o caso, imagine uma arte que tem círculos com acabamentos arrendondado
. Então faça o seguinte, pegue o papel sublimático com a arte pronta e já recortada, em seguida, coloque em cima do Obm, pegue um lápis e faça a marcação no Obm, depois de feito, recorte o Obm na marcação com cuidado.
Depois de tudo pronto, estampe a arte junto com o Obm na camiseta, lembrando que nesse processo a arte tem que está espelhada.
Centralilze a camiseta na máquina de prensa plana, tire a umidade por 10 segundos da camiseta Em seguida retire a película do Obm e centralize na camiseta, agora pegue sua arte e coloque sobre Obm, centralize com cuidado, agora antes de fechar a prensa, coloque a manta de teflon para proteger a arte, como se estivesse fazendo um sanduíche, prensar tudo junto em uma única vez.
Feche a prensa, lembrando que a máquina tem que está na temperatura de 200ºCelsius, tempo 30 segundos e pressão forte, agora é só aguardar o apito sonoro da máquina e retirar com cuidado o teflon, agora é só olhar o resultado do trabalho e retirar a camiseta para comercializar.
Autor: Andre M. Silva